Online:
Visits:
Stories:
Profile image
By The Real Agenda
Contributor profile | More stories
Story Views

Now:
Last Hour:
Last 24 Hours:
Total:

Você e o seu Smartphone apoiam a Escravidão Infantil

Wednesday, January 20, 2016 4:50
% of readers think this story is Fact. Add your two cents.

(Before It's News)

http://real-agenda.com/feed

Apple, Microsoft, Samsung, Sony e Volkswagen usam cobalto extraído por crianças. As multinacionais não só garantem a maior transferência de riqueza das mãos das pessoas mais pobres do mundo a 62 bilionários, mas o fazem usando crianças trabalhadoras que chegam a ter 10 anos de idade e que trabalham em minas de cobalto com condições de trabalho similares à escravidão . Um relatório da Anistia Internacional convocou as empresas a verificarem a origem das compras de cobalto no Congo onde crianças são trabalhadores escravos nas minas de cobalto. As grandes corporações de tecnologia como Apple, Samsung e Sony não fazem o suficiente para verificar que seus produtos não usam o cobalto extraído com o trabalho infantil em países como a República Democrática do Congo (RDC), denunciou a Anistia Internacional (AI). Em um novo relatório, a Anistia Internacional e a ONG Afrewatch documentam como o cobalto é comprado em áreas onde o trabalho infantil é generalizado. As crianças são trabalhadores escravos na Dongfang Mineração do Congo (MDL), uma subsidiária da chinesa Huayong Cobalt, que distribui baterias para fornecedores que suprem empresas como Apple, Microsoft, Samsung, Sony e Volkswagen. “Está na hora das grandes marcas assumirem parte da responsabilidade da extração de matérias-primas com que produzimos produtos lucrativos”, disse o pesquisador da Anistia Internacional na pasta de direitos humanos e negócios, Mark Dummett. Pelo menos 50% do cobalto em todo o mundo vem do Congo, onde cerca de 40.000 crianças trabalham em minas, de acordo com um relatório da Unicef de 2014. O relatório documenta como as crianças congolesas, que dizem trabalhar até 12 horas nas minas, ganham entre 1 e 2 dólares por dia. “Passei 24 horas lá embaixo nos túneis. A manhã chegou e eu saí. Eu tive que fazer as necessidades lá embaixo “, diz Paul, um menino órfão de 14 anos de idade que começou a trabalhar na mineração aos 12. A organização também constatou que a grande maioria dos mineiros trabalham sem proteção básica para prevenir doenças pulmonares ou de pele. A Anistia Internacional contactou clientes multinacionais listados como fabricantes de baterias que compram cobalto da empresa Huayou Cobalt e, embora alguns disseram que estavam investigando o assunto, “nenhum fabricante forneceu dados suficientes para verificar de onde veio o cobalto”. O relatório da Anistia Internacional explica que “as principais marcas de eletrônicos como Apple, Samsung e Sony não fazem o suficiente para garantir que seus produtos não são feitos com cobalto extraído com o trabalho infantil.” Nas palavras de Dummett, embora muitas destas multinacionais dizem que têm uma política de tolerância zero para o trabalho infantil “, esta promessa é inútil se as empresas não investigam os seus fornecedores”. Os governos, acrescentou, “deve acabar com esta falta de transparência que permite que as empresas para lucrar com a miséria.”

The post Você e o seu Smartphone apoiam a Escravidão Infantil appeared first on The Real Agenda News.

More news from The Real Agenda: http://www.real-agenda.com



Source: http://real-agenda.com/voce-e-o-seu-smartphone-apoiam-o-trabalho-escravo-infantil/

Report abuse

Comments

Your Comments
Question   Razz  Sad   Evil  Exclaim  Smile  Redface  Biggrin  Surprised  Eek   Confused   Cool  LOL   Mad   Twisted  Rolleyes   Wink  Idea  Arrow  Neutral  Cry   Mr. Green

Top Stories
Recent Stories

Register

Newsletter

Email this story
Email this story

If you really want to ban this commenter, please write down the reason:

If you really want to disable all recommended stories, click on OK button. After that, you will be redirect to your options page.