Online:
Visits:
Stories:
Profile image
By Center for a Stateless Society
Contributor profile | More stories
Story Views

Now:
Last Hour:
Last 24 Hours:
Total:

Nada Novo Recife: o velho conluio e a velha esquerda elitista

Wednesday, May 6, 2015 16:26
% of readers think this story is Fact. Add your two cents.

(Before It's News)

Na última segunda (4), às pressas, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores da cidade do Recife, Pernambuco, o plano urbanístico que autoriza ao consórcio de construtoras Novo Recife o desenvolvimento do projeto de mesmo nome na área do Cais José Estelita, que inclui a construção de 13 prédios de até 38 andares em área nobre da cidade. Em evidente obra orquestrada para a aprovação do plano, a oposição se retirou e um mínimo de vereadores para atingir quórum aprovou o projeto por unanimidade, efetivamente passando as áreas para controle das empreiteiras.

Ao saber da pauta extra na Câmara, militantes do movimento #OcupeEstelita, que ocupou o terreno cerca de um ano atrás impedindo as obras e protestando contra o empreendimento, foram ao local, acompanharam a sessão e ocuparam o espaço externo do prédio, mandando quatro representantes para negociação com os vereadores. Nada além do papel que lhes havia sido designado: enquanto a militância gritava palavras de ordem e vaiava vereadores, o prefeito já sancionava o plano e preparava publicação da lei no Diário Oficial na manhã seguinte.

O Cais José Estelita é um terreno com 1,3 km de extensão, um bairro inteiro no centro da cidade. A área é muito visada por construtoras e pela classe política, que ostensivamente utiliza terrenos urbanos como moeda de troca política e financiamentos de campanha. Embora isso teoricamente tenha incomodado a classe média militante de esquerda recifense, o conluio do estado com a classe empresarial parece ter ficado segundo plano perto do número e da altura dos prédios que as construtoras planejam construir.

O #OcupeEstelita teve origem dentro do fórum de discussão Direitos Urbanos, grupo conhecido pelo engajamento em protestos e ações pela preservação arquitetônica da cidade. Em seus discursos, aparentemente mais importa a beleza da paisagem apreciada principalmente pela classe média e uma cidade livre de prédios altos do que o “direito à cidade” dos mais pobres, que têm sido paulatinamente empurrados para longe dos centros urbanos, submetidos a todos os problemas de transporte e infraestrutura urbana deficiente. Criaram até mesmo um ato “político-folião”, uma troça carnavalesca chamada Empatando Tua Vista, onde pessoas se fantasiam com estruturas altas feitas para imitar prédios, tapando a visão de quem está perto quando se aglomeram. Divertido.

O Direitos Urbanos também deve fazer de tudo para tombar qualquer terreno ou prédio que acharem que devem, impossibilitando a livre construção de casas e comércios, que só parecem ter qualquer importância para quem é desapropriado sistematicamente pelo estado ou não tem para onde ir. Agora mesmo, tentam o tombamento do cais junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e comemoram cada passo como se fosse uma clara conquista para “a cidade”.

Como qualquer distribuição gaussiana, o movimento tem sua ala mais coerente, que conseguiu incluir nas demandas do #OcupeEstelita para a reestruturação do projeto, por exemplo, a construção de moradias populares no terreno e se preocupa com a comunidade do Coque, vizinha à toda confusão. Uma cota de moradias populares meio a teatros, parques e mais espaços cool para a classe média, claro.

Mais cedo ou mais tarde, porém, as torres devem ser construídas. Como de costume, o estado serve como arma da classe empresarial contra os cidadãos necessitados.

Só a desobediência civil, invasão de terrenos sem uso ou estatais e proteção a ocupações pode diminuir os problemas gerados por um estado que privilegia as classes dominantes em relação à distribuição de terras. Só com a diminuição do poder de ação da classe política pode-se dissolver o incentivo à compra do legislativo e do executivo para o arrebatamento de terras. A luta entre o Direitos Urbanos e as empreiteiras é somente mais uma luta de classe. No singular, pois fazem parte da mesma. A única diferença é quem está no controle do estado. Enquanto políticos e não cidadãos livres mandarem, sempre teremos Mouras Dubeux para investir na campanha e cobrar no mandato.

Como muitos parecem ignorar, o problema não está nesse estado, mas no estado. E, com todo o respeito, Direitos Urbanos, o que menos importa aqui é a sua vista.

Flattr this!

The Center for a Stateless Society (www.c4ss.org) is a media center working to build awareness of the market anarchist alternative



Source: http://c4ss.org/content/37596

Report abuse

Comments

Your Comments
Question   Razz  Sad   Evil  Exclaim  Smile  Redface  Biggrin  Surprised  Eek   Confused   Cool  LOL   Mad   Twisted  Rolleyes   Wink  Idea  Arrow  Neutral  Cry   Mr. Green

Top Stories
Recent Stories

Register

Newsletter

Email this story
Email this story

If you really want to ban this commenter, please write down the reason:

If you really want to disable all recommended stories, click on OK button. After that, you will be redirect to your options page.