Online:
Visits:
Stories:
Profile image
By Center for a Stateless Society
Contributor profile | More stories
Story Views

Now:
Last Hour:
Last 24 Hours:
Total:

Um novo léxico para a liberdade

Monday, May 18, 2015 17:26
% of readers think this story is Fact. Add your two cents.

(Before It's News)

Emily Ekins, da Reason Foundation, escreveu em fevereiro: “Uma recente pesquisa da Reason-Rupe pediu que os americanos avaliassem tendências em relação ao capitalismo, ao socialismo, à economia de mercado e a uma economia planejada pelo governo”. Não foi surpreendente perceber que, dessas escolhas, os americanos eram mais favoráveis ao livre mercado — quase 7 de cada 10 perguntados afirmava ter uma opinião positiva a respeito de uma economia livre. O capitalismo não era tão bem visto, contudo. Apenas 55% dos entrevistados tinha uma opinião positiva a respeito do sistema. As opiniões positivas a respeito de uma economia gerenciada pelo governo eram as menos prevalentes, compondo apenas 30% das respostas, enquanto 36% das pessoas tinham uma visão positiva do socialismo. Os resultados dessa pesquisa são interessantes e têm implicações interessantes e profundas para aqueles dentre nós que se preocupam com a mensagem da liberdade humana.

Os resultados mostram que, para a maioria das pessoas em todo o mundo, “livre mercado” não é sinônimo de “capitalismo” — o que é exatamente o que os anarquistas individualistas e os defensores do livre mercado mais à esquerda têm afirmado há muito tempo. Por que, então, os libertários deveriam continuar a alienar as pessoas de sua filosofia com a idiossincrática insistência de que o “capitalismo” é o sistema econômico que defendem? O termo “capitalismo” atualmente conota injustiça econômica, exploração e o roubo de recursos naturais comuns pela elite — na opinião deste autor, todas essas opiniões são plenamente justificáveis. As palavras significam o que as pessoas acham que significam. De fato, muitos libertários historicamente se opuseram ao capitalismo, enxergando-o como sistema contrário aos princípios do livre mercado — algo pouco conhecido pelos americanos.

O libertarianismo é geralmente retratado no debate político como a ideologia do capitalismo, da ganância corporativa e de uma expressão tóxica da globalização. Muitos libertários aprovam as práticas corporativas do McDonald’s, da Nike, defendem ambientes abusivos de trabalho, “privatizações” corruptas e acordos de “livre comércio” que incluem estritas cláusulas de proteção à propriedade intelectual. Não é de admirar que pessoas que geralmente se importem com a justiça e com as condições de vida dos mais pobres evitem o libertarianismo a todo custo, apesar do fato de que os libertários efetivamente possuem boas explicações para as injustiças econômicas e para a realidade da concentração de riquezas. Para construir uma ponte entre os libertários e as pessoas que podem ouvi-los, aqui eu apresento duas definições da palavra “capitalismo” oferecidas pelo libertário do século 19 Joshua King Ingalls:

Capitalismo — Sistema de instituições sociais ou industriais pelas quais um explorador se torna capaz de se apropriar do excedente da indústria, que pertence e normalmente seria ganho pelo trabalhador ou seria retornado à terra. Uma relação anormal do trabalho em relação ao comércio, que sujeita o trabalho ao controle do dono da terra ou de qualquer propriedade ou bens pelos quais a terra será negociada.

O capitalismo é a redução sistemática dos muitos a uma condição de necessidade, de forma que seja possível tirar vantagem de sua carência.

Com o livre e igual acesso a recursos naturais como a terra, com amplas oportunidades para competir sem as leis classistas que protegem e subsidiam algumas profissões e indústrias, e com a capacidade de explorar livremente e empregar as leis científicas no trabalho sem as restrições das leis de direitos autorais e patentes, um livre mercado começa a parecer bastante diferente do capitalismo. E isso é bom para os libertários. Nós não temos que abrir mão de nossa moralidade sempre que questões de desigualdade e injustiça forem levantadas. Ao contrário, nós podemos demonstrar com confiança que, quando finalmente testarmos um livre mercado, não teremos que nos preocupar com o capitalismo e seus muitos defeitos.

Flattr this!

The Center for a Stateless Society (www.c4ss.org) is a media center working to build awareness of the market anarchist alternative



Source: http://c4ss.org/content/37801

Report abuse

Comments

Your Comments
Question   Razz  Sad   Evil  Exclaim  Smile  Redface  Biggrin  Surprised  Eek   Confused   Cool  LOL   Mad   Twisted  Rolleyes   Wink  Idea  Arrow  Neutral  Cry   Mr. Green

Top Stories
Recent Stories

Register

Newsletter

Email this story
Email this story

If you really want to ban this commenter, please write down the reason:

If you really want to disable all recommended stories, click on OK button. After that, you will be redirect to your options page.