Online:
Visits:
Stories:
Profile image
By Center for a Stateless Society
Contributor profile | More stories
Story Views

Now:
Last Hour:
Last 24 Hours:
Total:

Ajudem os refugiados, dissolvam as fronteiras

Tuesday, September 22, 2015 18:41
% of readers think this story is Fact. Add your two cents.

(Before It's News)

O Oriente Médio se encontra em período de grande turbulência, assolado por guerras entre facções de várias tendências políticas, étnicas e religiosas. Algumas lutam por libertação, algumas por nacionalismo, outras por fundamentalismo religioso. Enquanto a carnificina ocorre: duas coisas ficam claras: primeiro, que estas guerras resultam de décadas (talvez até séculos) de intervenções militares por múltiplos estados nacionais que tentavam pilhar a região para seu ganho econômico; e, segundo, que as nações invasoras se recusam a reconhecer seu papel no banho de sangue. Elas têm deixado isso muito claro com sua recusa em abrir as fronteiras aos refugiados sírios.

No dia 19 de setembro, o jornal inglês The Guardian relatou que países centro-europeus como a Hungria, a Croácia e a Eslovênia estão fechando suas fronteiras aos sírios que tentam escapar da guerra civil em seu país. Os refugiados foram recebidos por policiais, veículos blindados e spray de pimenta enquanto se moviam entre vários países. De acordo com o The Guardian, o grande número de refugiados fez com que a Croácia e a Hungria empregassem “[manobras] semimilitares”.

Segundo o Huffington Post, “a resistência [aos refugiados] tem sido mais rígida na Europa Central, embora a Europa Ocidental também não seja conhecida por escancarar suas portas”. Muitos dos países envolvidos estão impondo cotas para a entrada de refugiados, permitindo que apenas uma minúscula fração deles consiga asilo. Como nos Estados Unidos, os imigrantes, refugiados ou não, são desprezados e vistos como ameaças ao bem estar nacional. A xenofobia enfrentada com essas pessoas piora ainda mais a situação. Elas são privadas de suas casas, de seus modos de vida, de sua humanidade e de qualquer possibilidade de liberdade. As fronteiras nacionais são um dos maiores impedimentos à destruição desses horrores.

Não podemos permitir que a tirania das fronteiras continue. É óbvio, especialmente com a atual corrente de migração em massa de refugiados sírios sem abrigo ou segurança na Europa ou em outros países, que as fronteiras são desumanas e devem ser abolidas. Os estados nacionais e suas fronteiras ajudam a perpetuar o distanciamento de classes inteiras de pessoas simplesmente porque vivem do lado errado de linnhas políticas imaginárias. A opressão dentro e fora dos países é possibilitada pelas fronteiras. Elas criam sentimentos de animosidade que fazem com que as pessoas virem as costas a outros seres humanos simplesmente porque vêm de outras regiões e não compartilham de seus costumes. As fronteiras também dão aos políticos e a seus exércitos uma justificativa para cometer atos brutais contra os “outros”, humilhando-os, prendendo-os ou matando-os.

Enquanto anarquistas, devemos fazer o que podemos para ajudar os refugiados de todos os tipos. Podemos fazer isso promovendo a dissolução das fronteiras, da conscientização dos custos e das raízes da guerra ou simplesmente estendendo a mão aos refugiados, dando-lhes a possibilidade de recomeçar se o retorno ao lar é inviável. Já há esforços feitos por anarquistas para assistir os refugiados (veja aqui e aqui) e são iniciativas que merecem o apoio de todos aqueles que buscam um mundo livre das fronteiras e dos estados nacionais. Qualquer contribuição pode ajudar um refugiado a encontrar segurança nestes tempos difíceis. Se queremos parar a crise de refugiados e evitar novas turbulâncias, devemos considerar os males tremendos que as fronteiras causaram no passado e continuarão a causar no futuro.

Traduzido por Erick Vasconcelos.

Flattr this!

The Center for a Stateless Society (www.c4ss.org) is a media center working to build awareness of the market anarchist alternative



Source: https://c4ss.org/content/40563

Report abuse

Comments

Your Comments
Question   Razz  Sad   Evil  Exclaim  Smile  Redface  Biggrin  Surprised  Eek   Confused   Cool  LOL   Mad   Twisted  Rolleyes   Wink  Idea  Arrow  Neutral  Cry   Mr. Green

Top Stories
Recent Stories

Register

Newsletter

Email this story
Email this story

If you really want to ban this commenter, please write down the reason:

If you really want to disable all recommended stories, click on OK button. After that, you will be redirect to your options page.